Sensei Mantelatto:
35 anos de Karatê no Cristóvão Colombo
História do Karatê em Piracicaba
O Karatê da cidade de Piracicaba teve início com a chegada na cidade, em 1968, do Professor Norio Haritani, que fixou residência e fundou no mesmo local a Associação Piracicabana de Karatê, estilo Shotokan, porém, por motivos pessoais, pouco tempo depois acabou deixando a cidade de Piracicaba e fixou-se na cidade de Londrina-PR.
Já no início da década de 70, o jovem SEIJUN KANASHIRO, filho do mestre YUKO KANASHIRO, 9º Dan de Karate-do Shorin-Ryu, da escola Shido-Kan, ingressa no curso de engenharia na Faculdade de Engenharia de Piracicaba, referência estadual para alunos interessados na carreira de engenharia civil. Sensei Seijun Kanashiro, faixa preta, 3º Dan, começa a ministrar aulas na antiga sede da Indústria Boyes, e mais tarde funda a Associação SHIDO-KAN de Piracicaba, que funcionava na Academia de Judô Mubarak dos irmãos Paulo e Luiz Carlos, na praça Central de Piracicaba, no 3º andar do Edifício que por muitos anos abrigou um dos maiores cinemas de Piracicaba, o Cine Politeama. Na turma inicial de praticantes do Sensei Seijun Kanashiro, estava Antonio Mantelatto.
Karatê no Cristóvão Colombo
Sensei Antonio Mantelatto iniciou seus treinamentos em 1975, na Academia Gonçalves (antigo Cine Politeama), com o Sensei Seijun, com quem se graduou até a faixa marrom, sendo promovido à faixa preta – 1º Dan em exame realizado com o Sensei Yoshihide Shinzato na USKB/Shinshulan em 15 de maio de 1981. Conquistou o 2º Dan em 15/05/1985 na USKB/Shinshukan; 3º Dan em 15/08/1994 na USKB/Shinshukan; 4º Dan em 30/06/2001 na Shidokan do Brasil; 5º Dan 30/06/2005 – Shidokan do Brasil e 6º Dan em 28/04/2009 na FPKI/CBKI).
Em 1980 a Associação de Karate Shorin-Ryu São Fidelis no Seminário Seráfico São Fidelis em Piracicaba e em 1983 iniciou suas atividades comandando o Departamento de Karatê no Clube Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, sendo seu colaborador mais antigo em atividade.
Durante esses 35 anos no Cristóvão Colombo o Sensei Mantelatto lecionou para centenas de alunos e formou dezenas faixas pretas, dos quais aproximadamente 20 encontram-se em atividade regular, entre eles os Senseis Sergio Paes da Silva, 5º Dan (34 anos de treinamento) e Thiago Diorio, 4º Dan (26 anos de treinamento) no Cristóvão Colombo.
Sensei Antônio Mantelatto teve sua história e seu trabalho reconhecidos pela Shinshukan do Brasil, por meio de seu presidente Masahiro Shinzato em cerimônia realizada durante o Campeonato Brasileiro na Praia Grande no dia 19 de novembro de 2017, onde foi promovido a faixa Coral 7º Dan e também o título de Kyoshi através de Diploma emitido em Okinawa, sede do karatê Shorin-Ryu mundial.